Atendimentos da Van do Projeto CIES serão realizados com telemedicina

A Van da Saúde (VDS) é uma unidade móvel do Projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde), adaptada para atender em locais em que a Carreta da Saúde do CIES não chega, como favelas e regiões montanhosas. Hoje e amanhã, 24 e 25 de outubro, atenderá os moradores do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, e estreará o sistema de telemedicina com equipamentos médicos comparados aos dos melhores centros de saúde brasileiros.

O médico idealizador do Projeto CIES e da Van da Saúde, Roberto Kikawa, explica que este processo é uma forma de aproximar a população mais afastada dos grandes centros médicos à tecnologia. “Um dos pontos fortes é a agilidade deste processo. Com o uso da tecnologia diminuímos distâncias entre médicos e pacientes e agilizamos todo o processo para diminuirmos a demanda reprimida existentes nas cidades”. 

Através de programas virtuais específicos, um técnico faz os exames na Van e envia para para a Secretaria da Saúde do Estado do Rio de Janeiro, onde médicos farão o laudo e retransmitirão para a Van. Assim, os pacientes terão o resultado no mesmo dia, por um laudo impresso. 
“Por meio de uma parceria com a Secretaria de Saúde da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Associação de Moradores da Grota, no Complexo do Alemão, escolhemos o local e a sistematização para o agendamento de exames. A famosa rua da Grota, em frente à Associação de Moradores e ao AfroReggae, foi a região escolhida para os atendimentos devido à facilidade de acesso da população. A carência por serviços médicos é tanta que, ao irmos apenas conhecer o local para verificar as condições de estacionar a Van da Saúde para os atendimentos, formou-se uma fila de pessoas necessitadas que já queriam pré-agendar”, diz Roberto Kikawa, realizador do projeto.
O presidente da Associação, Wagner Nicacio, e seu a equipe farão o agendamento priorizando os pacientes de acordo com problemas de saúde que possam ser agravados e para pessoas com pedidos médicos que não foram levados adiante pela dificuldade de marcação de exames. 
A ideia da Van da Saúde surgiu após a Carreta do Projeto CIES ter visitado o Morro e encontrado dificuldades em levar uma unidade tão grande até áreas mais distantes por causa do estreitamento das ruas.

SERVIÇO
24 e 25 de outubro
Das 13h às 17h
Rua da Grota – Morro do Alemão
Rio de Janeiro/ RJ

Van da Saúde
A Van da Saúde é uma unidade móvel do Projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde)  que pode atender até duas especialidades médicas e não possui sistema de água e energia autônomos. Porém, tem maior facilidade de locomoção, alcançando regiões montanhosas ou serranas, inclusive favelas que são de difícil acesso tanto para o Box quanto para a Carreta da Saúde.

Carreta da Saúde
A Carreta da Saúde, do Projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde) é um verdadeiro hospital sobre rodas. Com 15 metros de comprimento e dotada de um sistema automatizado que permite a abertura das laterais, atingindo uma área de aproximadamente 100 m². O centro médico móvel é autônomo e possui quatro salas de atendimento climatizadas e com equipamentos de diagnósticos de alta tecnologia, áreas de esterilização, bem como duas áreas de espera, banheiros e elevador para pessoas com dificuldade de locomoção.

Sobre o Projeto CIES
Projeto inovador de saúde integrada à educação, destinado à população de alta vulnerabilidade social  com um método inovador pela gestão compartilhada, que envolve e mobiliza governo, empresas, sociedade civil e comunidades. Os atendimentos são autossustentáveis e baseados na tabela do SUS.  Denominado Projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde), possui unidades móveis de atendimento médico adaptáveis à diversas situações e localidades: Carreta da Saúde, Van da Saúde e Box da Saúde. Foi vencedor da última edição do Prêmio Empreendedor Social da Folha de São Paulo e Fundação Schwab, seu idealizador, Roberto Kikawa, pela iniciativa também e membro fundador da Rede de Empreendedores Socioambientais da Folha.  www.projetocies.org.br