Por meio de renúncia fiscal é possível direcionar até 3% do imposto de renda a causas nobres

Poucas pessoas sabem que podem direcionar uma parte do Imposto de Renda (IR) para Organizações Não Governamentais (ONGs) de uma maneira muito simples. Para abater o imposto de 2013 é possível destinar até 3% para projetos sociais vinculados ao FUMCAD (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). O órgão recebe doações para diversos projetos que ajudam crianças e adolescentes de baixa renda em todo território nacional.  A doação pode ser feita até o dia 30 de abril, quando termina o prazo para a declaração do imposto de renda.

“A prática da doação por meio da declaração do imposto de renda é desconhecida e esta é uma oportunidade para que se torne um hábito do brasileiro”, diz Maurício Guimarães, Gerente de Mobilização de Recursos da Ação Comunitária, uma das entidades vinculadas ao FUMCAD. Ele explica ainda que a renúncia fiscal dá a possibilidade de o contribuinte direcionar recursos para fins sociais e não apenas aos cofres públicos.

Além da Ação Comunitária, outras ONGs como a Ação Educativa, a APAE, Casa Hope, Obra Social Dom Bosco são vinculadas ao FUMCAD e habilitadas para receber doações.

Para doar, basta acessar o site do FUMCAD e escolher a entidade para a qual deseja fazer a contribuição.

SOBRE A AÇÃO COMUNITÁRIA:

Fundada em 1967, a Ação Comunitária do Brasil – SP é uma organização auditada, que luta contra a exclusão social por meio do trabalho de desenvolvimento comunitário com famílias, cursos profissionalizantes para jovens até 29 anos e educação para crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, em bairros de alta vulnerabilidade da cidade de São Paulo. Mais informações no site: http://www.acomunitaria.org.br/