A noite desta quinta-feira, 30 de junho, reuniu empreendedores sociais de sucesso no TEDx VilaMadá. Roberto Kikawa, gastroenterologista e idealizador da Carreta da Saúde, foi um dos palestrantes que transmitiu ao público lições de pioneirismo e dedicação ao próximo.

O TEDx desta edição teve como tema “Saúde: um direito de todos.” Com um discurso emocionante, Kikawa contou como começou a ideia da Carreta da Saúde, do Projeto CIES. “Meu pai teve câncer e foi muito mal tratado em um hospital de segunda categoria, mas foi um casal de médicos japoneses que cuidaram dele em casa, dele e da família”, lembrou. Ele explicou que todo o cuidado e carinho que aqueles médicos tiveram pela saúde integral do paciente, desde cuidar do físico ao psicológico, assim como dos filhos e da esposa que sofriam junto, foi o educando e aperfeiçoando seu curso de medicina.

E foi neste período que seu pai pediu para ele prometer ser um médico como aquele casal. O desafio foi lançado e, mesmo sem a presença de seu inspirador, o médico se formou e começou uma história de dedicação ao próximo. Kikawa contou também como foi o início de sua carreira, os obstáculos que passou para montar a Carreta da Saúde e como ela funciona. “Hoje ela percorre por todo o país levando tecnologia e atendimento médico de qualidade para a população mais carente”, afirmou.

Além do criador da maior Carreta da Saúde do mundo, Roberto Kikawa, o dentista Fábio Bibancos da Turma do Bem e a médica Vera Cordeiro, da Saúde Criança, falaram sobre o começo de suas carreiras e de seus projetos. Em seu relato, Bibancos afirmou que temos que tratar as pessoas como se fossem nossos filhos, assim como ele faz com seus pacientes de sua clínica particular e transmite para os dentistas voluntários da ONG Turma do Bem. Assim como eles, Vera mostrou como é importante nos unirmos contra a principal causa das doenças, que é a miséria. “Segundo a OMS, um terço da população morre de doenças decorrentes da miséria. Não podemos separar as classes sociais, afinal somos um só. E todos temos direito à saúde também”.

Também se apresentaram nesta noite os pacientes Maria Aparecida Ribeiro (atendida pelo SUS) e Edmour Saiani (atendido pela rede privada de saúde).

As exposições inspiraram o público que esteve presente e que participou pela transmissão ao vivo no site do TEDx Vila Madá. São exemplos de solidariedade e doação que certamente serão retransmitidos e seguidos.