No dia 28 de junho será a vez de Porto Alegre (RS) entrar na Campanha DTC contra AVC, que irá realizar exames Doppler Transcraniano (DTC) em crianças que têm anemia falciforme, com a finalidade de evitar acidente vascular cerebral (AVC). A ação, idealizada pelo Instituto Espaço de Vida, será realizada em parceria com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

A fundadora do Instituto Espaço de Vida, Christine Battistini diz que a anemia é uma grave doença sanguínea. “As hemácias (glóbulos vermelhos) são produzidas pelo corpo na forma de uma foice, provocando anemia, icterícia, crises de dor e complicações em órgãos como fígado, pulmões e sistema nervoso central. Em diversos casos podem até mesmo levar à morte”, explica.

Como aproximadamente 11% das crianças que possuem este tipo de anemia devem apresentar AVC até os 20 anos de idade, a prevenção é indispensável. “O risco é ainda maior entre zero e dez anos, por isso nossa ação envolve a distribuição de informativos sobre a doença e tratamento”, diz Christine. A prevenção é simples, basta realizar o DTC, um exame que identifica os riscos das crianças com a doença em terem um AVC. É recomendado que ele seja feito com frequência, mantendo um acompanhamento da doença, já que é uma avaliação cerebrovascular rápida, segura e não-invasiva.

O agendamento para o atendimento das crianças em Porto Alegre já estão sendo feitas pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Elas farão o DTC gratuitamente, um procedimento que dura aproximadamente 40 minutos e pode salvar vidas.

Ao final do exame, o laudo será entregue às mães ou responsáveis pelas crianças. As que precisarem de novos acompanhamentos receberão uma carteirinha indicando a necessidade de voltar a buscar atendimento.

Durante a ação, ainda serão distribuídos materiais educativos, tirando dúvidas sobre a doença e tratamento.

SERVIÇO
Data: 28 de junho de 2011
Horário: Das 9h às 17h
Local: Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Endereço: Rua Ramiro Barcelos, 2.350 – Santa Cecília – Porto Alegre (RS)