No fim de junho terminou a parceria entre o Projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde) e a secretaria da Saúde de São Francisco do Sul, litoral norte de Santa Catarina. O intuito da ação foi a realização de cirurgias de catarata, a fim de reduzir a demanda reprimida de pacientes da fila de espera do SUS. Só no período de abril a maio foram feitas 271 cirurgias. “Foi muito gratificante poder auxiliar para a melhoria da visão dos pacientes com equipamentos de alta tecnologia. Esperamos retornar à cidade de São Francisco do Sul e proporcionar novos atendimentos por meio de nossas unidades móveis para aqueles que necessitam”, diz o médico Roberto Kikawa, criador da Carreta da Saúde e das demais unidades de atendimento do CIES.

A catarata é uma lesão no cristalino do olho, que o torna opaco e a visão fica bastante embaçada e com uma névoa. O tratamento consiste na remoção do cristalino doente. As cirurgias realizadas pelos médicos do CIES são baseadas numa técnica avançada, moderna e segura utilizada em hospitais como o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, que é a facoemulsificação. “Em cerca de 15 minutos e sem a necessidade de internação ou pontos, o cristalino é aspirado por uma microincisão de 1.8mm, e não mais 10mm como antigamente, e substituído por uma lente intra-ocular”, explica Dr. Edimilson Mariano, médico oftalmologista do CIES.

O paciente Valdemar Henrique é um dos moradores da cidade de São Francisco do Sul que passou por cirurgia, porém houve a necessidade de complementar o tratamento pós-cirúrgico em São Paulo. “Fui muito bem atendido, não tenho do que reclamar. As enfermeiras, médicos e equipe me trataram muito bem. Fiquei um dia apenas em São Paulo, e já tive alta, achei tudo muito diferente e rápido, deveria haver um atendimento como esse em várias cidades”, ressalta o paciente.

Maria de Lurdes também ficou satisfeita com atendimento oferecido pelo CIES. “Precisei tratar de um deslocamento de retina e todos foram muito atenciosos comigo, achei tudo muito bom, só tenho que agradecer por terem contribuído para que eu enxergasse melhor”.

A carreta do CIES que realiza cirurgias oftalmológicas é regulamentada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e conta com estrutura para realização de cirurgias de baixa e média complexidade. Todos os pacientes passam por consulta pré-cirúrgica e fazem exames de laboratório. Atualmente a unidade atende no programa Hora Certa Móvel, na região Centro-Oeste de São Paulo.

Sobre o Projeto CIES

O CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde) é um Projeto inovador de saúde integrada à educação, destinado à população de alta vulnerabilidade social com um método inovador pela gestão compartilhada, que envolve e mobiliza governo, empresas, sociedade civil e comunidades. Os mais de 200 mil atendimentos, em cinco anos, são autossustentáveis e baseados na tabela do SUS. Para realizar os atendimentos à população desenvolveu unidades móveis de atendimento médico adaptáveis a diversas situações e localidades: Carreta da Saúde, Van da Saúde e Box da Saúde. Foi vencedor do Prêmio Empreendedor Social da Folha de São Paulo e Fundação Schwab além de outros prêmios como Dom (do grupo Fleury) em 2013, Dr. Cidadão ( da Associação Paulista de Medicina) e Cidadão Sustentável em 2012 e Empreendedor Social Ernst Young Terco em 2011. www.projetocies.org.br