Unidade móvel do mesmo grupo da Carreta da Saúde, membro da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, é apresentada na maior feira brasileira para o terceiro setor

O Projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde) estará presente na feira ONG Brasil com a Van da Saúde, uma de suas unidades móveis que circula pelo país para atender a população carente. Sua participação foi viabilizada pela Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, um grupo certificado em rigorosas avaliações pelo prêmio do jornal Folha de São Paulo. O evento tem entrada franca e acontecerá de 15 a 17 de dezembro no Expo Center Norte.

A Van da Saúde será o “estande” do CIES, dentro do espaço da Rede Folha. O gastroenterologista e idealizador do Projeto, Dr. Roberto Kikawa, diz que a Van representará as outras unidades móveis. “Assim como a Carreta e o Box, a Van agrega especialidades médicas e profissionais gabaritados para oferecer consultas e exames gratuitos para as pessoas que estão na fila de espera do SUS”, conta.

O médico ressalta que o Projeto CIES é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), ou seja, uma espécie de ONG criada por iniciativa privada e que tem como prioridade facilitar parcerias com o governo e órgãos públicos. “A OSCIP, que é caracterizada por extrema transparência administrativa, permite que doações realizadas por empresas possam ser descontadas no imposto de renda”, explica. “Por isso a feira é tão importante, por colocar em contato essas organizações que auxiliam a sociedade com empresas que os apoiam para que realizem suas missões. Assim, governo, ONG/ OSCIP, empresas e sociedade civil viabilizam, juntos, ações fundamentais para resolver os problemas de nosso país”, conclui Kikawa.

Sem fins lucrativos, o objetivo da ONG Brasil é de aproximar em torno de 500 Organizações Não Governamentais (ONGs) que atuam no Brasil com a iniciativa privada, além de oferecer congressos de capacitação de voluntários e para viabilização de parcerias. Também participarão Fundações e Institutos ligados ao Governo e à Iniciativa Privada.

Os dois primeiros dias da feira serão focados para empresas e troca de experiências entre as organizações. No terceiro dia, sábado, será aberto também para o público, pessoas que procuram uma causa para desenvolver uma ação social, que pode ser com doação de dinheiro, bens materiais ou trabalho voluntário.

 
SERVIÇO
Quando: 15 e 16 de dezembro, das 12h às 20h
                 17 de dezembro, das 10h às 17h – aberto ao público
Local: Expo Center Norte – o estande do CIES é o B30 e fica na Rua B
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme

 
Sobre o Projeto CIES
Projeto inovador de saúde integrada à educação, destinado à população de alta vulnerabilidade social  com um método inovador pela gestão compartilhada, que envolve e mobiliza governo, empresas, sociedade civil e comunidades. Os atendimentos são autossustentáveis e baseados na tabela do SUS.  Denominado Projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde), possui unidades móveis de atendimento médico adaptáveis a diversas situações e localidades: Carreta da Saúde, Van da Saúde e Box da Saúde. Foi vencedor da última edição do Prêmio Empreendedor Social da Folha de São Paulo e Fundação Schwab, seu idealizador, Roberto Kikawa, pela iniciativa também e membro fundador da Rede de Empreendedores Socioambientais da Folha.  www.projetocies.org.br

Van da Saúde
A Van da Saúde é uma unidade móvel do Projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde) que pode atender até duas especialidades médicas e não possui sistema de água e energia autônomos. Porém, tem maior facilidade de locomoção, alcançando regiões montanhosas ou serranas, inclusive favelas que são de difícil acesso tanto para o Box quanto para a Carreta da Saúde.