A Carreta da Saúde do CIES participa da Jornada da Cidadania, que também oferecerá serviços públicos e atividades culturais

No próximo sábado (28), os moradores da Nova Luz, região conhecida como Cracolândia, terão atendimento médico gratuito na Carreta da Saúde do Projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde). A ação é uma parceria com a Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo na Jornada da Cidadania, realizada por meio do Centro de Integração da Cidadania (CIC).

Entre as diversas atividades e serviços oferecidos durante o evento, estará à disposição da população também os serviços do maior hospital sobre rodas do mundo. A Carreta da Saúde do CIES tem 15 metros de comprimento e é dotada de um sistema automatizado que permite a abertura das laterais, atingindo uma área de aproximadamente 100 m². O centro médico móvel possui quatro salas de atendimento climatizadas e com equipamentos de diagnósticos de alta tecnologia, áreas de esterilização, bem como duas áreas de espera e elevador para pessoas com dificuldade de locomoção.

As especialidades oferecidas neste dia serão oftalmologia, cardiologia e clínica geral, além da mensuração de pressão arterial e glicemia, temperatura, SPO2 (saturação do oxigênio no sangue) e frequência cardíaca. Os casos mais graves deverão ser encaminhados ao Hospital das Clínicas.

Para o idealizador da Carreta da Saúde, o gastroenterologista Roberto Kikawa, é um prazer participar de uma ação em São Paulo na semana em que comemoramos o aniversário da cidade. “Com a unidade móvel do CIES, esperamos levar atendimento médico humanizado e de alta qualidade onde o povo está”, afirma o médico, que também atenderá neste sábado.

O evento contará ainda com outros serviços públicos (documentação, beleza e cidadania) e atividades culturais e lúdicas, que serão oferecidos das 10 às 16 horas na Praça Júlio Prestes, em frente à Secretaria de Cultura. Também haverá programação musical como reggae, forró, hip hop e pop-folk-rock, além de roda de capoeira.

Para conferir detalhes das demais atividades, acesse: http://www.justica.sp.gov.br/downloads/JORNADADACIDADANIA.pdf

SERVIÇO
Data: 28 de janeiro de 2012
Horário: Das 10h às 16h
Local: Praça Júlio Prestes
Endereço: Praça Júlio Prestes, s/n, em frente à Secretaria de Cultura.

Imprensa – Projeto CIES (Carreta da Saúde)
Mirela Claudino – (11) 2812.1110
Ricardo Lauricella – (11) 3368.5636

Sobre o Projeto CIES e Carreta da Saúde
Projeto inovador de saúde integrada à educação, destinado à população de alta vulnerabilidade social com um método inovador pela gestão compartilhada, que envolve e mobiliza governo, empresas, sociedade civil e comunidades. Os atendimentos são autossustentáveis e baseados na tabela do SUS. Denominado Projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde), possui unidades móveis de atendimento médico adaptáveis às diversas situações e localidades: Carreta da Saúde, Van da Saúde e Box da Saúde. Roberto Kikawa, idealizador do CIES e membro fundador da Rede de Empreendedores Socioambientais da Folha, foi vencedor da edição de 2010 do Prêmio Empreendedor Social da Folha de São Paulo e Fundação Schwab, pela iniciativa. Site  www.projetocies.org.br