Eventos gratuitos promovidos pela ONG Vocação acontecerão em outubro e novembro, para democratizar o acesso a cultura e estimular o desenvolvimento infanto-juvenil.

Há 48 anos, a ONG Vocação aplica esforços no desenvolvimento infanto-juvenil para redução da desigualdade social, por meio do fortalecimento de seus projetos de vida.  Parte deste trabalho é realizado pelo projeto Som, Ritmo e Movimento, que nos últimos 10 anos promove a formação e a democratização cultural para crianças e adolescentes de 6 a 18 anos.

O projeto ocorre durante todo o ano com atividades de música, dança, teatro, capoeira, pintura e poesia, além é claro de visitas monitoradas a museus e outros equipamentos culturais da cidade. Estas atividades promovem a ampliação do repertório cultural e seus resultados serão compartilhados em cinco mostras de cultura, que acontecerão em diversos pontos da Zona Sul de São Paulo entre outubro e novembro, totalizando um mês e meio de apresentações e oficinas. “O diferencial desta edição é que as crianças serão as protagonistas do evento, ajudando na organização, o que estimulará sua capacidade empreendedora”, afirma Milton Alves Santos, gerente do Centro de Desenvolvimento Integral da Vocação.

O projeto é viabilizado pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, e conta com o apoio do Pinheiro Neto Advogados, Bradesco, Chemson, M. Cassab, Pernambucanas, Banco ABC Brasil e Protege.

“A arte se dá em uma esfera pública de diálogo, reflexão e construção política. Por isso, as atividades pretendem estimular e promover a formação de cidadãos livres e responsáveis, capazes de tomar decisões de forma consciente e que se comprometam com a construção de um mundo melhor. Por meio do contato com as linguagens artísticas, crianças e adolescentes são estimulados a aprender a conviver, a crescer e a construir a sociedade coletivamente”, destaca Santos.

Cronograma

Data: 17 de outubro

Horário: 13h às 17h

Local: CEU Alvarenga

Endereço: Estrada do Alvarenga, 3752

 

Data: 24 de outubro

Horário: 13h às 16h

Local: CEU Navegantes

Endereço: Rua Maria Moassab Barbour, s/nº

 

Data: 31 de outubro

Horário: 14h às 18h

Local: CEU Feitiço da Vila

Endereço: Rua Feitiço da Vila, 399

 

Data: 13 de novembro

Horário: 14h às 18h

Local: Movimento Comunitário de Assistência e Promoção Humana

Endereço: Rua Santos Dumont, 455

 

Data: 14 de novembro

Horário: 14h às 18h

Local: CEU Guarapiranga

Endereço: Estrada da Baronesa, 1.120

 

Os eventos são gratuitos às crianças e familiares, com inscrições feitas na hora das atividades.

 

Sobre a Vocação

ONG Vocação, nova marca da Ação Comunitária do Brasil, atua há 48 anos para minimizar as vulnerabilidades resultantes das desigualdades sociais as quais estão expostas milhares de pessoas em todo o Brasil. Em 2014, a Vocação contabilizou mais de 6 mil atendidos entre crianças, adolescentes e famílias e seus resultados fiscais foram auditados pela KPMG.