A campanha Outubro Rosa começou com sucesso no Morro do Alemão. Nos primeiros três dias (06, 07 e 08) foram realizados 262 exames de mamografia na maior unidade móvel de saúde do mundo, que é a Carreta do Projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde). Terminada a ação no Complexo do Alemão, a Carreta seguiu para Santa Cruz, onde já começou as atividades e continuará realizando os exames até o dia 15 de outubro. De lá, irá para Bangu, onde ficará de 17 a 26 de outubro.

A ação, que começou no dia 06 de outubro, é uma iniciativa da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro/SMSDC, da Philips e do Projeto CIES. O Outubro Rosa se refere ao mês mundial de conscientização sobre o câncer de mama e deve realizar cerca de dois mil exames na carreta.

O atendimento tem sido realizado com hora marcada por pacientes que já haviam solicitado os exames pela rede municipal, mas que estão ganhando mais agilidade para o diagnóstico com esta ação. A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC), garantirá o encaminhamento para o tratamento pelo SUS de todas as pacientes que forem diagnosticadas com a doença. “Iniciativas como essa são importantes para garantir a saúde das cariocas e estão dentro da nossa política de saúde que prioriza a promoção e a prevenção”, afirma o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann.

Para a campanha em sensibilização ao Outubro Rosa, a Carreta, que aberta ocupa uma área de 100m², foi completamente adaptada para as mamografias e para os cuidados com a saúde da mulher, com dois equipamentos de mamografia Philips e um equipamento de ultrassonografia, que realizará os estudos complementares de mamas e punções nas pacientes que tiverem indicação após a realização dos exames.

Cronograma

Acompanhe as próximas ações da Carreta na campanha:

10 a 15/10 – Santa Cruz – Policlínica Lincoln de Freitas Filho (Avenida Álvaro Alberto, 601)
17 a 26/10 – Bangu – Policlínica Manoel Guilherme da Silveira Filho (Av. Ribeiro Dantas, 571)

Projeto CIES – CARRETA DA SAÚDE
Ricardo Lauricella – imprensa@projetocies.org.br 11 2812-1110 // 11 7835- 5281
Mirela Claudino – mirela@paragrafocomunicacao.com.br – 11 3368-5636