60 peregrinos participam da pintura dos muros da escola e reforma do parque de recreação

Nos próximos dois dias o colégio social Mão Amiga, receberá jovens peregrinos que vieram dos EUA, Houston, Bélgica, Espanha e França para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), evento organizado pela Igreja Católica que reunirá jovens de todo mundo a partir da próxima semana, no Rio de Janeiro. Contudo, antes de participarem da jornada, os estrangeiros farão uma ação social como pintura do muro da escola, organização dos espaços e reforma da praça da comunidade situada na periferia de Itapecerica da Serra. Os jovens ficarão hospedados até sábado em um alojamento a 1 km da instituição, farão as ações das 9 às 17 horas durante três dias.

Obra de caridade do Movimento Regnum Christi no Brasil, o Colégio Mão Amiga atende 380 crianças de 4 a 12 anos do município de Itapecerica da Serra, região metropolitana de São Paulo. Ali é oferecido estudo regular, suporte às famílias, aulas de inglês, teatro, informática e grupos de reforço escolar, além de duas refeições diárias, material didático, uniforme e infraestrutura comparável à encontrada na rede privada de ensino. Para o ingresso de alunos, é realizada uma investigação socioeconômica da família, pois a finalidade é atender aqueles que não têm condições de matricular seus filhos na rede privada convencional.

“O grande diferencial da escola é a formação humana já que prepara o indivíduo de forma integral dando especial ênfase à importância de valores universais e incentivando o engajamento e compromisso social de seus alunos desde cedo”, explica Juliana Malheiro, diretora social do Mão Amiga. As famílias que apresentam melhores condições contribuem mensalmente com 1/3 do custo real, sendo que a maioria não paga o contribuí com 1/5 desse custo. O fato de que as famílias sejam responsáveis financeiramente, mesmo que seja um valor relativamente baixo, compromete seus membros com o ensino oferecido e faz com que a parceria escola-família-comunidade seja cada vez mais forte e transformadora.

O colégio Mão Amiga também tem o propósito de abrir novas vagas em séries mais avançadas até o ensino médio.

Sobre o Colégio Mão Amiga
O Instituto (Colégio Mão Amiga Brasil) foi criado em 2002 e, faz parte da Federación Mano Amiga (Internacional), uma instituição cujo objetivo é construir centros de desenvolvimento comunitário em áreas de carentes, e que contemplem pessoas em três dimensões: individual, familiar e comunitária. Com o intuito de atender a esse objetivo foi criado o Centro Comunitário Mano Amiga, em parceria com o município de Itapecerica da Serra/SP. A escola é mantida por uma rede de padrinhos e empresas que acreditam que investir na educação é a melhor forma de transformar o nosso País. Para mais informações: www.colegiomaoamiga.org.br