fernanda_

O objetivo é informar sobre exames, diagnóstico, tratamento, controle, qualidade de vida, além de mostrar a história de pessoas que superaram a doença, como o caso de Fernanda Defourny, que descobriu o diagnóstico em sua quinta gestação

O Instituto Espaço de Vida é uma organização que, há cinco anos, oferece informação consistente e atualizada a pacientes e médicos com câncer, com o objetivo de promover a conscientização do paciente, cuidadores familiares e profissionais da saúde. Caracterizado como Outubro Rosa, este é o período em que o Instituto promove diversas ações sobre conscientização da doença. Este ano, foi lançada uma campanha online no Facebook do Instituto (www.facebook.com/espacodevida) com uma arte em formato de flor, em que cada pétala significa um ponto importante da doença: exame, diagnóstico, tratamento, controle e dúvida.

Outra forma de alerta que a organização encontrou para chamar a atenção da população foi produzir matérias especiais de superação, para minimizar as dúvidas e os medos das pessoas em relação a doença. É o caso da jovem Fernanda Defourny, de 34 anos, mãe de quatro crianças que descobriu o diagnóstico de câncer de mama em sua quinta gestação, no início de 2015. “Um dia chegando da rua, deitei no sofá, como sempre fazia, e o sutiã estava me incomodando. Senti uma dor na lateral do seio esquerdo. Ao apertar senti uma bolinha que logo acreditei ser nódulo de gordura, afinal até onde tinha ouvido falar câncer não doía! ”, relembra.

Assim começa uma história de superação, amor e renovação à vida. Fernanda teve medo de morrer, e nessa hora, quando se viu chorando em seu banheiro, sozinha e sem chão, decidiu levantar a cabeça e vencer. Escolheu acreditar no tratamento e na cura. Descobriu na doença, uma nova mulher que estava há muito tempo perdida. O primeiro passo foi contar para a família e amigos. Publicou um texto no Facebook explicando o diagnóstico e, como esperado, recebeu mensagens de apoio e otimismo.

A presidente do Instituto, Christine Battistini, também diagnosticada com Câncer de Mama, afirma que tanto o Facebook, quanto o portal da Instituição, tem o compromisso de informar aos interessados sobre os principais assuntos da doença. “Quando fui diagnosticada com câncer de mama, tive dificuldades em encontrar informação consistente sobre o tema. Por isso, esta se tornou a nossa missão. Durante o mês de Outubro, é nosso compromisso levar as informações mais atualizadas, com o respaldo de renomados profissionais do setor de saúde”.

A doença em números

A Campanha Outubro Rosa chama a atenção para doença que atinge 57 mil mulheres a cada ano no Brasil. De acordo com a Instituição CancerTreatment Centers ofAmerica, cerca de 231.840 pessoas serão diagnosticadas com câncer de mama invasivo, e teremos 60.290 novos casos de carcinomas não-invasivos, em 2015. Vale ressaltar, que uma em cada oito mulheres vão desenvolver a doença, porém, atualmente, 89% das mulheres que passaram pelo tratamento são vitoriosas.

Atualmente, o câncer de mama masculino representa menos de 1% do total dos casos. Apesar de ser pouco falado e visto, os homens não estão imunes à doença. É importante ficar atento aos sintomas e procurar um médico o quanto antes, evitando um câncer avançado.

Sobre o Instituto Espaço de Vida

O Instituto Espaço de Vida é uma organização que, há cinco anos, oferece informação consistente e atualizada a pacientes e médicos com o objetivo de promover a conscientização do paciente, cuidadores familiares e profissionais da saúde. O Espaço de Vida foi constituído quando sua fundadora, Christine Battistini, foi diagnosticada com câncer de mama e teve dificuldades em encontrar informação consistente e atualizada voltada à pacientes. O conteúdo principal do Instituto sobre doenças, como câncer de mama, câncer renal, metástase óssea, anemia falciforme e acromegalia, é apresentado em tópicos de saúde, que explicam desde o surgimento da enfermidade até seu tratamento, com vídeos e entrevistas exclusivas de especialistas para cada tema (realizadas pelo próprio Instituto).

www.espacodevida.org.br 

www.facebook.com/espacodevida [/fusion_text]