No dia 27 de maio, a equipe do Instituto Espaço de Vida (www.espacodevida.org.br) estará em Salvador para realizar exames Doppler Transcraniano (DTC) em crianças que têm anemia falciforme, com o objetivo de evitar acidente vascular cerebral (AVC). O projeto é realizado em parceria com o Hospital das Clínicas de Salvador.

“Esta é a primeira vez que vamos para a Bahia realizar uma ação”, diz a fundadora do Instituto Espaço de Vida, Christine Battistini. “Na Bahia, a cada 650 crianças, uma possui anemia falciforme, uma grave doença sanguínea em que as hemácias (glóbulos vermelhos) são produzidas pelo corpo na forma de uma foice, provocando anemia, icterícia, crises de dor e complicações em órgãos como fígado, pulmões e sistema nervoso central. Em diversos casos podem até mesmo levar à morte”.

Como aproximadamente 11% das crianças que possuem este tipo de anemia devem apresentar AVC até os 20 anos de idade, a prevenção é indispensável. “O risco é ainda maior entre zero e dez anos, por isso nossa ação envolve a distribuição de informativos sobre a doença e tratamento”, diz Christine. A prevenção é simples, basta realizar o DTC, um exame que identifica os riscos das crianças com a doença em terem um AVC. É recomendado que ele seja feito com frequência, mantendo um acompanhamento da doença, já que é uma avaliação cerebrovascular rápida, segura e não-invasiva.

A ação em Salvador irá atender criança indicadas pela Associação Camaçariense dos Portadores de Anemia Falciforme e pela Federação Nacional das Associações de Doenças Falciformes, que farão o DTC gratuitamente, um procedimento que dura aproximadamente 40 minutos e pode salvar vidas.

Ao final do exame, o laudo já será feito e as mães ou responsáveis pelas crianças que precisarem de novos acompanhamentos receberão uma carteirinha indicando a necessidade de voltar a buscar atendimento ou não.

SERVIÇO
Data: 27 de maio de 2011
Horário: Das 9h às 17h
Local; Hospital das Clínicas
Endereço: Rua Augusto Viana, 1