Doença causa aumento de nariz, dedos e órgãos como coração

Com o intuito de auxiliar familiares e pacientes portadores da Acromegalia, doença ocasionada pela produção em excesso do hormônio do crescimento (GH) que altera algumas partes do corpo, a Associação Paulista dos Familiares e Amigos de Portadores de Mucopolissacaridoses e Doenças Raras (APMPS), realizará o 1º Encontro de Acromegalia do Estado de São Paulo, no dia 26 de outubro.  O Instituto Espaço de Vida apoia esta iniciativa que acontecerá no Hotel Mônaco, em Guarulhos, das 8h às 18h.

Na ocasião, serão abordados temas como diagnóstico, direitos e deveres do paciente com doença rara, os tratamentos disponíveis, implicações psíquicas e assistência psicológica ao portador de acromegalia, palestra motivacional, bem como médicos e especialistas mostrarão também as novidades e avanços no tratamento e os devidos cuidados no atendimento aos pacientes.

“A acromegalia é uma doença de evolução lenta, que infelizmente não é diagnosticada ou o diagnóstico é muito tardio. Quanto mais cedo ela for detectada melhor a resolução das suas complicações”, explica dr. Marcello D. Bronstein, chefe da Unidade de Neuroendocrinologia do Hospital das Clínicas. O médico também alerta que na acromegalia não tratada, a mortalidade é aproximadamente três vezes maior do que na população geral; este número pode ser corrigido pelo tratamento adequado, de preferência precoce.

No último mês o Instituto Espaço de Vida realizou uma campanha nacional, com ações presenciais de entrega de material informativo e esclarecimento de dúvidas por médicos em Fortaleza. A Campanha de Adesão ao Tratamento e Diagnóstico da Acromegalia aconteceu pelo terceiro ano consecutivo com forte mobilização nas redes sociais, com o intuito de auxiliar a população a conhecer a doença e ficar atenta aos sintomas, assim como disponibilizou vídeos com relato de histórias reais de pacientes para sensibilização da população.

Sintomas

A acromegalia (acro = aumento; megalia = extremidades), tem como principais sintomas:

  • Crescimento de mãos e pés, língua, ossos da face;
  • Espaçamento e perda dos dentes;
  • Aumento do nariz, tórax, lábios, mandíbula;
  • Dores articulares e de cabeça;
  • Diabetes;
  • Alterações respiratórias, neurológicas e oftálmicas;
  • Pressão alta;
  • Aumento de tireoide.

Serviço:

1º Encontro de Acromegalia do Estado de São Paulo

Data: 26/10/2013

Local: Hotel Mônaco – Rua Diogo Farias, 137 – Centro, Guarulhos/SP

Hora: das 8h às 18h

Informações sobre inscrições e locais para ficar devem ser direcionadas para o e-mail:apmps@apmps.org.br ou (11) 2414-3060.

 

Sobre o Instituto Espaço de Vida

Pacientes bem informados têm um impacto positivo na sua qualidade de vida. O Instituto surgiu da história de sua fundadora, Christine Battistini, ao enfrentar o câncer de mama. “Durante o período de diagnóstico foi difícil encontrar informação consistente e atualizada voltada à pacientes. As orientações eram desencontradas e escassas na comunidade brasileira”, explica Christine. O conteúdo principal do Instituto sobre doenças, como câncer de mama, câncer renal, metástase óssea e acromegalia, é apresentado em tópicos de saúde, que explicam desde o diagnóstico da doença até seu tratamento, com vídeos e entrevistas exclusivas de especialistas para cada tema (realizadas pelo próprio Instituto). Acesse www.espacodevida.org.brwww.facebook.com/espacodevida e www.twitter.com/evidaweb.

Mais informações para a imprensa:
Parágrafo Comunicação / (11) 3368-1110/ 4113-1110

Ricardo Lauricella/ ricardo@paragrafocomunicacao.com.br

Elaine Alves/ elaine@paragrafocomunicacao.com.br