Entidade de apoio aos pacientes, Instituto Espaço de Vida, alerta sobre riscos do método de prevenção

Neste mês em que a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama é intensificada devido ao Outubro Rosa (mês que marca mundialmente a luta contra  o câncer de mama), o Instituto Espaço de Vida alerta que é preciso ter muito cuidado com o autoexame, um dos métodos comumente utilizado por mulheres como único método de detecção da doença que pode dar uma falsa sensação de segurança.

Christine Battistini, fundadora do Instituto Espaço de Vida, após ser diagnosticada com câncer de mama, alerta que evidências científicas sugerem que o autoexame das mamas não é eficiente para a detecção precoce, além de não contribuir para a redução da mortalidade por câncer de mama. Podendo, inclusive, trazer consequências negativas nos diagnósticos errôneos. “Além dos riscos em se sentir segura ao apalpar as mamas e não sentir nada, o contrário também pode acontecer, levando ao aumento de biópsias de lesões benignas. Isso sem falar no impacto psicológico negativo em que a mulher pode sentir um resultado falsamente positivo, em que há uma alteração, porém não se trata da manifestação da doença”, orienta Christine.

A fundadora do Instituto aponta ainda que, além dos estudos divulgados pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer), por experiência própria e acompanhando de perto casos da doença na entidade de apoio, percebe o quanto é importante um acompanhamento médico na saúde da mulher regularmente, inclusive das mamas. “Confiar apenas no autoexame em casa é muito perigoso”, completa.

Apesar dos riscos apontados, Christine esclarece ainda que não é contra ao autoexame. “Ele pode sim mostrar que há algo de errado. Só precisamos ficar atentas para não ficarmos tranquilas, ou desesperadas, apenas com este exame. Ele serve como um alerta quando prestamos atenção nos sinais de nosso corpo”, diz. Assim, as maneiras que complementam e são mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico da mama e a mamografia, que devem fazer parte do check-up anual da mulher.

Informações para a Imprensa
Para entrevistas com Christine Battistini, entre em contato com a Parágrafo Comunicação.
(11) 2812.1110 // 4113.5879 ou ricardo@paragrafocomunicacao.com.br

Sobre o Instituto Espaço de Vida
A ideia do Espaço de Vida é que pacientes e médicos bem informados resultam em qualidade de vida, mesmo depois do diagnóstico de doenças dos mais diversos tipos. O Instituto surgiu da história de sua fundadora, Christine Battistini, ao enfrentar o câncer de mama. “Durante o período de diagnóstico foi difícil encontrar informação consistente e atualizada voltada à pacientes. As orientações eram desencontradas e escassas na comunidade brasileira”, explica Christine. O conteúdo principal do Instituto sobre doenças, como câncer de mama, câncer renal, metástase óssea e acromegalia, é apresentado em tópicos de saúde, que explicam desde o surgimento da enfermidade até seu tratamento, com vídeos e entrevistas exclusivas de especialistas para cada tema (realizadas pelo próprio Instituto). Acesse www.espacodevida.org.br e www.twitter.com/evidaweb .