A Carreta da Saúde leva alta tecnologia para Santa Catarina

O maior hospital sobre rodas do mundo estará em São Francisco do Sul (SC) entre os dias 23 e 26 de julho. A ação da Carreta da Saúde é uma parceria entre o Projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde), a Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde de São Francisco do Sul, algumas empresas locais e entidades, como sindicatos de trabalhadores portuários de São Francisco do Sul.

Toda a ação, que se estenderá em agosto, deverá atender mais de 1.400 pacientes, que farão consultas, exames e procedimentos. Os pacientes serão atendidos em consultas e exames de diversas especialidades, envolvendo oftalmologia, cardiologia, urologia e pequenas cirurgias (catarata e pterígio). Além disso, serão feitos exames de toque, atendendo homens acima de 45 anos durante o Mutirão de Prevenção de Câncer de Próstata.

A Carreta

A Carreta da Saúde é um verdadeiro hospital sobre rodas e já passou pelo Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo, e agora retorna a Santa Catarina. Com 15 metros de comprimento e dotada de um sistema automatizado que permite a abertura das laterais, atingindo uma área de mais de 100 m², o centro médico móvel possui quatro salas de atendimento climatizadas e equipamentos diagnósticos de alta tecnologia, áreas de esterilização, bem como duas amplas áreas de espera, banheiros e elevador para pessoas com dificuldade de locomoção.
Toda esta estrutura foi realizada pelo Projeto CIES em parceria da Olympus, Philips e Engemet. Ainda conta com apoio institucional da Jamef, APR Brasil Insurance, WelchAllyn, Hospital São Camilo, Bausch Lomb e Abe, Costa, Guimarães e Rocha Neto Advogados.
O idealizador do Projeto, o gastroenterologista Roberto Kikawa, explica que com a Carreta é possível complementar o sistema de saúde e desafogar o SUS, eliminando sua demanda reprimida, principalmente para exames médicos, como endoscopia digestiva, colonoscopia, cirurgia de catarata, exames cardiológicos e diversos tipos de ultrassonografia. Todos os exames são realizados com modernos equipamentos que podem ser comparados aos dos principais centros médicos de grandes capitais.
Dr. Kikawa, que foi o vencedor do Prêmio Empreendedor Social 2010 da Fundação Schwab, realizado no Brasil com a Folha de São Paulo, explica que o objetivo é levar atendimento médico de excelência para a população.

A ação

A Prefeitura / Secretaria Municipal de Saúde de São Francisco do Sul está apoiando a viabilidade do atendimento via SUS, além de providenciar a hospedagem e alimentação da equipe do Projeto CIES, assim como se responsabilizou pela infraestrutura, como recepção, segurança e limpeza do local. De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Nadirinez Bolognini, e com o Prefeito Luiz Roberto de Oliveira, empresas locais também estão apoiando o evento. “Custo de deslocamento, passagens e outros recursos estão sendo disponibilizados por estas empresas que estão engajadas com a Prefeitura nesta séria ação voltada para a saúde de nossa população”, afirmaram.

As empresas e entidades apoiadoras desta ação são: AF Breis, CargoNave, Disk-Power, Fibra Cirúrgica, OGMO-SFS, Seatrade, Sindicato dos Conferentes, Sindicato dos Estivadores, SLS – Equipamentos Médico-Hospitalares, Terlogs – Terminal Marítimo, Terminal Mar Azul e TESC – Terminal Santa Catarina.

A abertura oficial ocorrerá no dia 23 de julho, às 10h, no local em que a Carreta da Saúde ficará estacionada. Estarão presentes o Prefeito de São Francisco do Sul, Luiz Roberto de Oliveira, a Secretária Municipal de Saúde de São Francisco do Sul, Nadirinez Bolognini, Secretários Municipais de Saúde da Região Nordeste do Estado de Santa Catarina e demais autoridades locais.

A Carreta da Saúde ficará no Estacionamento Turístico do Município para realização das consultas médicas, exames e pequenos procedimentos cirúrgicos. As cirurgias de catarata e pterígio serão realizadas no Hospital de Caridade. Na unidade de saúde Casa Saúde da Mulher serão realizados exames de ultrassom e teste ergométrico. Já as consultas médicas e exames oftalmológicos pré-operatórios já foram realizados no consultório oftalmológico do PREMIR nos dias 16, 17 e 18 de julho.

Após a ação da Carreta, será cumprida uma agenda de cirurgias de catarata e pterígio que acontecerão em agosto. Os procedimentos serão realizados no Hospital de Caridade. Neste mesmo mês, serão atendidas mais de 380 pessoas com exames de ultrassonografia.

ETAPAS em São Francisco do Sul

• 21 de julho: Chegada da Carreta da Saúde do Projeto CIES
• 22 de julho: Montagem da Carreta
• 23 de julho: Abertura solene
• 23 e 24 de julho: Na Carreta do CIES – Mutirão da Prevenção de Câncer de Próstata (realização de exames de P.S.A.), endoscopia, colonoscopia e consultas gastro e pequenas cirurgias
• 23 e 24 de julho: Carreta do CIES – Cardiologia e ultrassonografia
• 25 e 26 de julho: Carreta do CIES – Otorrino, Pequenas cirurgias e Urologia (consulta e teste urodinâmico)
• Agosto: cirurgias de catarata, pterígio e exames de ultrassonografia.

SERVIÇO
23 a 26 de Julho de 2011
Local: Estacionamento Turístico do Município