Centenas de mulheres participarão de palestras educativas e receberão informações sobre cuidados com a saúde.  A iniciativa é a primeira de várias que serão realizadas em 2013.

São Paulo, novembro de 2012 – A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo promove, nos dias 9 e 10 de novembro, das 8h às 17h, o projeto “Box da Saúde”, no Hospital Geral de Carapicuíba (HGC) – Organização Social de Saúde (OSS) administrada pela Cruzada Bandeirante São Camilo. Esta parceria inédita com o Centro de Integração de Educação e Saúde (CIES) visa unir a expertise na promoção da saúde e na prevenção de doenças graves que o Hospital São Camilo tem com os projetos do CIES e assim facilitar o acesso à saúde de diversas comunidades carentes.

A iniciativa contemplará a realização de palestras educativas abertas à população sobre saúde da mulher, hipertensão e diabetes, com distribuição de material informativo completo. A ação tem também o propósito de reduzir a fila de exames para detecção de câncer de colo de útero e câncer de mama no município de Carapicuíba e na Rede de Pública de Saúde. Para isso, centenas de mamografias digitais (para prevenção e detecção de câncer de mama) e de exames do tipo papanicolau (para prevenção e detecção de câncer de colo do útero) que já foram previamente agendados, serão realizados com a ajuda dessa parceria. Essas mulheres terão acompanhamento médico, se necessário, no mesmo hospital.

Para o idealizador do projeto, o gastroenterologista Roberto Kikawa, a parceria com uma instituição como a Rede de Hospitais São Camilo, que possui tradição e know-how em saúde, é de grande importância. “O CIES consegue atingir e impactar positivamente as comunidades que não têm acesso à saúde graças à união dos diferentes setores da sociedade. Apenas dessa forma é possível criar um sistema autossustentável, que beneficia a todos”, analisa Kikawa.

DNA da Rede de Hospitais São Camilo
A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo tem como um dos principais pilares de atuação a filantropia e a responsabilidade social. O apoio contínuo ao CIES vai ao encontro à missão e aos valores praticados pela Instituição.

A parceria da Rede de Hospitais São Camilo com o CIES contempla a disponibilização de infraestrutura para a realização dos eventos, dos exames e também da participação de outros hospitais camilianos que se encarregarão do encaminhamento dos pacientes que participarem da ação, garantindo o atendimento por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). Esta será a primeira de uma série de prestações de serviços, com o mesmo formato, que serão realizadas ao longo de 2013.

Sobre o câncer de mama
Segundo a Organização Mundial de Saúde, o câncer de mama é a doença que mais mata mulheres no mundo, registrando um milhão de casos por ano. O Instituto do Câncer (Inca) estima que até o fim de 2012 haja 52.680 novos casos no Brasil.

Centro de Integração de Educação e Saúde – CIES
O Centro de Integração de Educação e Saúde, projeto idealizado pelo médico Roberto Kikawa, venceu o Prêmio Cidadão Sustentável em 2012 e o Prêmio Empreendedor Social da Folha de S. Paulo em 2010 pela atuação de saúde integrada à educação com enfoque na população de alta vulnerabilidade social. O método de gestão compartilhada envolve governo, iniciativa privada e sociedade civil. O atendimento médico é realizado em unidades móveis adaptáveis às diversas situações e localidades: Carreta da Saúde, Van da Saúde e Box da Saúde. Aproximadamente 100 mil pessoas em vinte e oito cidades de cinco estados do Brasil já receberam atendimento pelo CIES desde 2009.

Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo
A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo é composta por três modernos hospitais que fazem parte da história da capital paulistana: Pompeia, Santana e Ipiranga. Excelência médica, qualidade diferenciada no atendimento, segurança, humanização e expertise em gestão hospitalar são seus principais pilares de atuação. As Unidades têm capacidade para atendimentos eletivos, de emergência e cirurgias de alta complexidade, como transplantes de medula óssea. Hoje, a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo presta atendimento em 69 especialidades, oferece ao todo 650 leitos e um quadro clínico de aproximadamente 3 mil médicos qualificados. Seus hospitais possuem importantes acreditações internacionais, como a da Joint Commission International (JCI), renomada acreditadora dos Estados Unidos reconhecida mundialmente no setor, a Acreditação Internacional Canadense e a da ONA (Organização Nacional de Acreditação). Essas certificações asseguram que os Hospitais São Camilo priorizam a segurança e a qualidade nos seus processos de atendimento e seguem as melhores práticas hospitalares internacionais. A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo faz parte da Sociedade Beneficente São Camilo, uma das entidades que compreende a Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos), uma entidade religiosa presente em mais de 30 países, fundada pelo italiano Camilo de Lellis, há mais de 400 anos. No Brasil, desde 1928, a Rede conta com expertise e a tradição em saúde e gestão hospitalar da Ordem global.

Informação para a Imprensa
Ketchum Agência de Comunicação – Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo
Nara Zarino – nara.zarino@ketchum.com.br (11) 5090-8963
Juliana Wruck – juliana.wruck@ketchum.com.br (11) 5090-8924

Parágrafo Comunicação – Projeto CIES
Ricardo Lauricella – ricardo@parafocomunicacao.com.br (11) 2812-1110
Paula Impellizzieri – paula@paragrafocomunicacao.com.br (11) 4113-5879