Acontece no próximo dia 21 de julho, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, o 2º Café & Acolhimento. O encontro é apoiado pela Fundação Internacional do Mieloma (IMF – sigla em inglês) e irá reunir profissionais de saúde, familiares e amigos de pacientes com mieloma múltiplo, com o objetivo de dialogar sobre sonhos, medos, dores, alegrias e fortalecer a busca por melhorias no tratamento.

O advogado Rogério de Sousa, organizador local do evento luta por melhorias no tratamento dos pacientes de mieloma. “Abracei a sugestão de fazer um encontro porque recebi incentivo e pedidos de pacientes com os quais passei a me relacionar por conta da minha atuação legal. Acredito que a troca de informações é fundamental para passar pela doença e nos fortalece de uma forma que só entende sua necessidade quem realmente precisa”, explica Sousa.

Em 2011, Rogério recebeu o diagnóstico de mieloma múltiplo e desde então promove trabalhos de divulgação e conscientização sobre a existência da doença com intuito de chamar a atenção pública. Além do grupo do apoio, ele também realiza postagens no blog (mielomamultiploabc.blogspot.com.br), com conteúdo voltado para assuntos relacionados aos avanços e notícias sobre a doença.

O mieloma múltiplo é um câncer da medula óssea, causado pelo crescimento descontrolado de células plasmáticas. É a segunda doença mais frequente entre os cânceres de sangue, à frente até da leucemia, e tem o poder de atacar e destruir os ossos. Embora os idosos sejam os mais atingidos, pessoas jovens também contraem a doença, sendo que, calculam-se 17 mil novos casos por ano.

Iniciativas como a de Rogério são apoiadas em todo o Brasil pela Fundação Internacional do Mieloma. No site da entidade é possível encontrar a lista de encontros por cidades e as próximas datas.

Serviço

Café & Acolhimento – São Bernardo do Campo (SP)
Endereço: Espaço Kazarury – Rua Vicentina Caputo Pelosini nº 56, Centro, Riacho Grande, São Bernardo do Campo, São Paulo.
Data: 21 de julho
Horário: 14h30
Contato: Rogério Oliveira
E-mail: dr.rsoliveira@uol.com.br
Telefone: (11) 3424.3788 – 99792.9601
Obs.: Os interessados deverão confirmar presença antecipadamente por e-mail dr.rsoliveira@uol.com.br.
Mais Informações por meio do site: http://www.myeloma.org.br/grupos_de_apoio.php

Sobre a IMF

Enquanto não existe cura conhecida para o mieloma, médicos têm muitas formas de ajudar os pacientes com mieloma a viver mais e melhor. A International Myeloma Foundation -IMF foi fundada em 1990, nos Estados Unidos, por Brian e Susie Novis logo após o diagnóstico do mieloma de Brian aos 33 anos de idade. Hoje a IMF possui mais de 185.000 membros em todo o mundo.
A IMF LATIN AMERICA foi fundada em 2004 por Christine Jerez Telles Battistini, filha de uma paciente que, por oito anos, travou dura luta contra a doença, e Dra. Vânia Tietsche de Moraes Hungria, médica hematologista, Professora Adjunta da Disciplina de Hematologia e Oncologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e membro do Conselho Científico da International Myeloma Foundation desde 1998. A IMF Latin América traz aos pacientes e a comunidade médica da America Latina os mesmos serviços hoje disponíveis nos Estados Unidos, Europa e Japão, como Seminários para Pacientes & Familiares e Conferências clínicas e científicas para médicos.
www.myeloma.org.br