IMF se empenha em melhorar a qualidade de vida dos pacientes e atua por meio de ações de conscientização sobre a doença, além de guiar pesquisas colaborativas em toda a América Latina

A IMF (Fundação Internacional do Mieloma da América Latina) realiza, no dia 3 de agosto (sábado), o Seminário para Pacientes e Familiares, em São Paulo. Durante o evento serão apresentados os avanços no tratamento da doença em todo o mundo, e pesquisas, além de abrir espaço para esclarecimentos de dúvidas e fomentar as discussões entre profissionais da saúde, pacientes, familiares e cuidadores sobre o tema.

O seminário será aberto pela presidente da IMF da América Latina, Christine Battistini, seguido pela apresentação de médicos especialistas, entre eles, Prof.ª Dra. Vânia Hungria, da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e presidente do Conselho Científico da IMF; Prof. Dr. Ângelo Maiolino médico do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, Dr. Edvan de Queiroz Crusoe, do CEHON – Centro de Hematologia e Oncologia / Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; e Dr. Luiz Roberto Fava, Cirurgião Dentista, Especialista em Endodontia e Consultor na Área de Qualidade de Vida Integral. Dr. Luiz Roberto é marido e cuidador da paciente Lucia Fava, diagnosticada com mieloma há mais de 17 anos.

Sobre o Mieloma Múltiplo

O mieloma múltiplo (MM) é um câncer da medula óssea, causado pelo crescimento descontrolado em número e em atividade de células plasmáticas, principais produtoras de anticorpos presentes na medula.  O MM é a segunda doença mais frequente entre os cânceres de sangue, à frente até da leucemia. No primeiro estágio, a doença pode não apresentar sintomas, mas diante da progressão, sinais como: dores ósseas, anemia, problemas renais e fraturas patológicas aparecem.

Embora os idosos sejam os mais atingidos, pessoas jovens também são acometidas pela doença que atinge 17 mil novos casos por ano. Para diagnóstico do MM basta fazer o exame de Eletroforese de Proteínas.

O evento da IMF é gratuito e aberto à população, mas as inscrições devem ser feitas antecipadamente pelo site da instituição. O público presente receberá ainda material informativo.

Serviço:

Seminário para Pacientes & Familiares IMF – São Paulo

Data: Sábado, 03 de agosto de 2013

Horário: 08h às 14h

Local: Hotel Renaissance (Teatro)

Endereço: Alameda Santos, 2233 – próximo à estação Consolação do Metrô da linha Verde

Evento Gratuito (Café de boas vindas, lanche de confraternização e material educacional. Exceto estacionamento)

Inscrições no site: http://migre.me/f9Zl0

Sobre a IMF
Enquanto não existe cura conhecida para o mieloma, médicos têm muitas formas de ajudar os pacientes com mieloma a viver mais e melhor. A International Myeloma Foundation -IMF foi fundada em 1990 por Brian e Susie Novis logo após o diagnóstico do mieloma de Brian aos 33 anos de idade. Hoje a IMF possui mais de 185.000 membros em todo o mundo.                                                                                                                     

A IMF LATIN AMERICA foi fundada em 2004 por Christine Jerez Telles Battistini, filha de uma paciente que, por oito anos, travou dura luta contra a doença, e Dra. Vânia Tietsche de Moraes Hungria, médica hematologista, Professora Adjunta da Disciplina de Hematologia e Oncologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e membro do Conselho Científico da International Myeloma Foundation desde 1998.  É a IMF Latin America quem traz aos pacientes e à comunidade médica da América Latina os mesmos serviços hoje disponíveis nos Estados Unidos, Europa e Japão, como Seminários para Pacientes & Familiares e Conferências clínicas e científicas para médicos.