CIES EMPREENDEDOR SOCIAL 2010 

Pacientes encaminhados por Unidade Básica de Saúde (UBS) podem realizar procedimentos gratuitos e até cirurgias em unidades móveis

O programa “Hora Certa Móvel”, parceria entre o Projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde) e a Prefeitura de São Paulo, que visa reduzir a fila de espera na rede pública por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), já apresenta seus primeiros resultados. No período de agosto a dezembro de 2013, a ação realizou 48.759 procedimentos nas regiões leste, sul e norte da capital paulistana. Dentre eles, um total de 4.084 exames de endoscopias, 571 colonoscopias, 913 nasovideolaringoscopias, 2.402 ecocardiogramas com doppler, 36.921 ultrassonografias convencionais, 1.185 ultrassonografias  com doppler e 2.683 eletroneuromiografias.

O programa, que continua realizando atendimentos nessas regiões, desde o início de 2014 conta também com uma Carreta da Saúde Cirúrgica, instalada no Vale do Anhangabaú, região central de São Paulo. Nela é possível realizar cirurgias de baixa e média complexidade como: oftalmológicas, dermatológicas, urológicas, aparelho  digestivo e cirurgia de hérnia. A arena de atendimento também oferece exames de apoio diagnóstico, como: raio-x, e análises clínicas, bem como exames oferecidos nas  outras unidades como ecocardiograma e ultrassom. A perspectiva é que a ação tenha duração de seis meses, mas há possibilidade de prorrogação.

“É uma grande honra podermos atuar no atendimento à população de São Paulo em parceria com o SUS (Sistema Único de Saúde), temos o intuito de atender com médicos dedicados, em sintonia com nossa meta de tratar, educar e prevenir,” explica Roberto Kikawa, médico criador da Carreta da Saúde e das demais unidades de atendimento do CIES.

Hora Certa Móvel

O Hora Certa Móvel presta atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h e, aos sábados, das 8h às 18h aos moradores encaminhados, via UBS (Unidade Básica de Saúde). A zona leste foi a primeira região atendida, e em média a cada três meses, a ação é deslocada para outro bairro da mesma região, a fim de facilitar o acesso dos pacientes.

Serviço (endereço das unidades por região)

Zona Norte

Local: Avenida Menoti Laudisio, 100 – Jardim Cidade Pirituba

Zona Sul

Local:  Avenida Padre José Maria, 55 – Santo Amaro

Zona Leste

Local: Avenida Ragueb Chohfi, 822 – São Mateus

Centro

Local: Av. São João com o Vale do Anhangabaú (ao lado do prédio dos correios)

Obs.: Todos os exames são agendados previamente via UBS (Unidade Básica de Saúde), os pacientes receberão telefonema para o agendamento.

 

Sobre o Projeto CIES

O CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde) é um Projeto inovador de saúde integrada à educação, destinado à população de alta vulnerabilidade social com um método inovador pela gestão compartilhada, que envolve e mobiliza governo, empresas, sociedade civil e comunidades. Os atendimentos são autossustentáveis e baseados na tabela do SUS.  Para realizar os atendimentos à população desenvolveu unidades móveis de atendimento médico adaptáveis a diversas situações e localidades: Carreta da Saúde, Van da Saúde e Box da Saúde. Foi vencedor do Prêmio Empreendedor Social da Folha de São Paulo e Fundação Schwab além de outros prêmios como Dom (do grupo Fleury) em 2013, Dr. Cidadão (da Associação Paulista de Medicina) e Cidadão Sustentável em 2012 e Empreendedor Social Ernst Young Terco em 2011.  www.projetocies.org.br