Unidades móveis instaladas no CEU Jambeiro, em Guaianases, recebem diariamente pacientes encaminhados por Unidade Básica de Saúde (UBS) para a realização de exames médicos gratuitos

Instalado desde maio deste ano, em Guaianases, Zona Leste da capital, o programa “Hora Certa Móvel”, parceria entre o Projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde) e a Prefeitura de São Paulo, já desafogou 29.089 exames que estavam na fila de espera do SUS (Sistema Único de Saúde). Dentre os exames realizados de maio a setembro, a ultrassonografia teve maior número de atendimentos (18.234), em seguida o exame endoscopia (2.775), ecocardiograma (2.214), preparo para exame de colonoscopia (508), colonoscopias (384), nasovideolaringoscopias (745), eletroneuromiografias (2.248) e doppler (1.981).

A arena de atendimento, como é chamado o grupo de unidades móveis instaladas nos bairros, começou em Ermelino Matarazzo, passou por São Mateus e atualmente está em Guaianazes, dentro do CEU Jambeiro para ampliar o acesso aos pacientes de outro bairro da região. Entre as unidades móveis estão uma Carreta da Saúde, um Tribox da Saúde e um Box para ultrassom. “A mobilidade e o acesso são questões mundiais e, pensando nisso, é que o CIES foi projetado: encurtar a distância entre o paciente e uma medicina de qualidade com alta tecnologia e atendimento especializado”, explica Roberto Kikawa, médico criador da Carreta da Saúde e das demais unidades de atendimento do Projeto CIES.

O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 8h às 18h aos moradores encaminhados via UBS (Unidade Básica de Saúde).

Local: Avenida José Pinheiro Borges, 60 – Guaianases (No estacionamento do CEU Jambeiro)

Sobre o Projeto CIES

O CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde) é um Projeto inovador de saúde integrada à educação, destinado à população de alta vulnerabilidade socialcom um método inovador pela gestão compartilhada, que envolve e mobiliza governo, empresas, sociedade civil e comunidades. Os atendimentos são autossustentáveis e baseados na tabela do SUS.  Para realizar os atendimentos à população desenvolveu unidades móveis de atendimento médico adaptáveis a diversas situações e localidades: Carreta da Saúde, Van da Saúde e Box da Saúde. Foi vencedor do Prêmio Empreendedor Social da Folha de São Paulo e Fundação Schwab além de outros prêmios como Dom (do grupo Fleury) em 2013, Dr. Cidadão (da Associação Paulista de Medicina) e Cidadão Sustentável em 2012 e Empreendedor Social Ernst Young Terco em 2011. www.projetocies.org.br