O hospital sobre rodas do CIES fará exames de mamografias gratuitos

Voltando da campanha “Outubro Rosa” do Rio de Janeiro, a Carreta da Saúde do Projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde) continua sua missão de prevenção ao câncer de mama, principalmente neste mês internacional de combate à doença, em São Paulo. As beneficiadas desta vez são as mulheres que trabalham na Editora Abril, que serão atendidas neste sábado e domingo, 29 e 30 de outubro, no Centro de Lazer da Acerga, situado na Lapa, zona oeste de São Paulo.

Esta ação é realizada em parceria com o Hospital São Camilo e com o Plano de Saúde Abril. As usuárias do plano poderão fazer o exame de mamografia gratuitamente entre as 8h e 18h neste final de semana. Desta forma, consultas que seriam realizadas em uma data mais longe pela rede pública, ou mulheres que não estavam se preocupando em fazer o exame agora, poderão ser feitos neste final de semana. “Com isso conseguimos prevenir ou encaminhar um tratamento de muitas mulheres, que são incentivadas pela empresa a se cuidarem com ações deste tipo”, diz Roberto Kikawa, idealizador da Carreta.

Apesar de a incidência ser alta, o câncer de mama tem 95% de chance de cura se o tratamento for iniciado logo no começo do seu aparecimento. Porém, o câncer de mama não dói e por isso muitas mulheres não fazem o diagnóstico precoce, mas se tiver, o estágio do câncer avança, diminuindo as chances de cura. É por isso que conhecer os sintomas, que auxiliam no diagnóstico, e fazer exames periódicos são tão importantes.