2º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer, acontece no dia 26 de setembro, em SP. Segundo a OMS, 80% da população em tratamento oncológico tem episódios de dor

 

No dia 26 de setembro, o Instituto Espaço de Vida promoverá o painel “Dor: Importância ao Acesso ao Tratamento Atualizado, Eficaz e Seguro”, no 2º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer, que acontecerá às 15h, no World Trade Center São Paulo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 80% da população em tratamento oncológico tem episódios de dor.

O objetivo do painel promovido pelo Instituto Espaço de Vida é fomentar debate e esclarecer à pacientes, indústria farmacêutica, sistema privado e público, e profissionais da saúde sobre as demandas relacionadas à integralidade de assistência à saúde e melhora de qualidade de vida dos pacientes por meio do alívio da dor crônica. “É uma oportunidade para discutirmos com profissionais renomados sobre o impacto da dor crônica não tratada, como prolongar a qualidade de vida, as inovações tecnológicas, a regulação para medicamentos controlados no Brasil e a política de acesso à assistência à saúde, cuidados paliativos e o papel da sociedade civil na busca de melhorias”, alerta Christine Battistini, fundadora do Instituto Espaço de Vida.

Programação Painel

Moderador: Elaine Trindade (Folha de São Paulo)

O impacto da dor crônica não tratada – Como prolongar e melhorar a qualidade de vida. Dra. Ana Lucia Coradazzi, Médica oncologista clínica e coordenadora da Unidade de Controle da Dor e Cuidados Paliativos no Hospital Amaral Carvalho/Jaú).

Histórico da inovação tecnológica dos últimos anos –  Impacto dos mecanismos antiabuso – A segurança do uso de opioides no tratamento da dor crônica. Dr. Irimar de Paula Posso, Diretor da Sociedade Brasileira do Estudo da Dor (SBED), com experiência em Anestesiologia, atuando, principalmente, no Hospital Israelita Albert Einstein nos temas: anestesiologia, dor aguda, dor crônica e dor pós-operatória.

Avaliação e Incorporação de novas tecnologias no sistema de serviços de saúde brasileiro. Dra. Evelinda M.Trindade, consultora Ministério da Saúde do Brasil – Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Acesso ao tratamento – papel da sociedade civil organizada na busca de melhorias de acesso. Dr. Evanius Wiermann, presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC).

Na oportunidade, serão discutidos os casos dos pacientes com mieloma múltiplo: Agnaldo de Barros e Dudu Próspero, em que ambos prestarão depoimentos aos presentes no painel.

Serviço

2º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer

26 de setembro, às 15h

World Trade Center São Paulo

Endereço: Av. das Nações Unidas, 12551 – Brooklin Paulista, São Paulo – SP

As inscrições podem ser feitas pelo telefone 0800 773 3241. Serão oferecidas 100 cortesias.

Sobre o Instituto Espaço de Vida

Organização que, há cinco anos, oferece informação consistente e atualizada a pacientes e médicos com o objetivo de promover a conscientização do paciente, cuidadores familiares e profissionais da saúde. O Espaço foi constituído quando sua fundadora, Christine Battistini, foi diagnosticada com câncer de mama e teve dificuldades em encontrar informação consistente e atualizada voltada aos pacientes.

O conteúdo principal do Instituto sobre doenças, como câncer de mama, câncer renal, metástase óssea, anemia falciforme e acromegalia, é apresentado em tópicos de saúde, que explicam desde o surgimento da enfermidade até seu tratamento, com vídeos e entrevistas exclusivas de especialistas para cada tema (realizadas pelo próprio Instituto). www.espacodevida.org.br