Conheça a história da mulher que dedica sua vida ao apoio à pacientes com câncer

Filha, mãe, cuidadora, paciente, guerreira. Nesse dia Nacional da Mulher, uma história de luta, dor, superação e vitória marca a trajetória que poderia ser a de qualquer mulher do mundo. Mas é a história de Christine Battistini, que depois de cuidar da mãe com câncer, também foi acometida pela doença e, hoje, está à frente de duas entidades de apoio à pacientes: o Instituto Espaço de Vida e a Fundação Internacional do Mieloma (International Myeloma Foundation- IMF, em inglês).

Ao ser diagnosticado com uma grave doença, as reações podem incluir terror, apatia, medos, angústias, dúvidas, força sobrenatural é, sem dúvidas, um momento muito difícil tanto para o paciente quanto para a família. Com Christine Battistini não foi diferente, a não ser pelo fato de usar toda a sua experiência e, em um ato de solidariedade, criar um dos mais importantes institutos de apoio à pacientes com câncer, o Instituto Espaço de Vida.

Christine cuidava de sua mãe, portadora de mieloma múltiplo, um câncer que atinge a medula, e que apesar de ser pouco falado e discutido, é quatro vezes mais frequente que a leucemia. “Minha mãe não conseguiu vencer a doença, mas sempre dizia que havia uma razão maior para ela ter ficado doente”, relembra Christine. Com a morte de sua mãe, e depois de ter passado por todas as dificuldades, incluindo a falta de informação, ela trouxe para a América Latina, a International Myeloma Foundation (maior e mais antiga fundação dedicada ao mieloma, no mundo).

De cuidadora a paciente. Pouco tempo depois, Christine recebeu o diagnóstico de câncer de mama, e ao se deparar do outro lado, era uma doente precisando de suporte. Novamente, percebeu as dificuldades em encontrar informações precisas, novidades sobre tratamentos e o quão importante era os pacientes e cuidadores terem qualidade de vida, mesmo depois do diagnóstico. Foi então que nasceu o Instituto Espaço de Vida. Um núcleo voltado ao atendimento, divulgação de informações e apoio à pacientes de diversas doenças, inclusive diversos tipos de cânceres.

O site do Instituto Espaço de Vida está na lista de um dos portais de maior credibilidade para consulta de informações sobre diversos tipos de doenças, como câncer, diagnóstico,  tratamentos e qualidade de vida. Existe uma equipe multidisciplinar de médicos renomados do Brasil que trabalham junto ao portal e oferecem dicas e auxílios de como ter boa qualidade de vida, tira dúvidas sobre medicamentos, exercícios e alimentação específicos em cada patologia. Além do apoio ao acesso ao tratamento.

Instituto Espaço de Vida
A ideia do Espaço de Vida é que pacientes e médicos bem informados resultam em qualidade de vida, mesmo depois do diagnóstico de doenças dos mais diversos tipos. O Instituto surgiu da história de sua fundadora, Christine Battistini, ao enfrentar o câncer de mama. “Durante o período de diagnóstico foi difícil encontrar informação consistente e atualizada voltada à pacientes. As orientações eram desencontradas e escassas na comunidade brasileira”, explica Christine. O conteúdo principal do Instituto sobre doenças, como câncer de mama, câncer renal, metástase óssea e acromegalia, é apresentado em tópicos de saúde, que explicam desde o surgimento da enfermidade até seu tratamento, com vídeos e entrevistas exclusivas de especialistas para cada tema (realizadas pelo próprio Instituto). Acesse www.espacodevida.org.br