Entidade de apoio oferece material gratuito sobre doenças, tratamentos e direitos do paciente.

Na semana em que se comemora o Dia Mundial Contra o Câncer (4 de fevereiro),  o Instituto Espaço de Vida lança sua campanha de acesso à informação por meio de seu portal e telefone. No Brasil, o câncer de pele é o mais frequente, representando 25% dos tumores malignos diagnosticados, é também o menos mortal, tendo um alto índice de cura se descoberto em sua fase inicial. Em termos mundiais, considerando homes e mulheres, a maior incidência de câncer é o de pulmão. No Brasil, o câncer de pele lidera a incidência.

Foram registrados mais de 1,61 milhão de casos de câncer de pulmão, representando 12,7% de todos os novos casos mundiais, o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres, registrando cerca de 1,4 milhões de casos por ano. No Brasil, de acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer) são previstos 52.680 mil novos casos de câncer de mama em 2013. A medicina está respondendo aos avanços tecnológicos possibilitando, não apenas o diagnóstico mais preciso, como também o tratamento de muitos tipos de câncer, inclusive os mais raros.

Christine Battistini, fundadora do Instituto Espaço de Vida lembra que é importante a população estar informada, “a informação fortalece e pode salvar, devemos estar atentos e atualizados, isso ajuda não só a um diagnóstico mais cedo, quanto a um tratamento mais adequado”. Christine fundou o Instituto após ser vítima de câncer de mama em 2008.

Segundo o oncologista, Cid Buarque de Gusmão “o cancer é um grupo de mais de 100 doenças,e assim, é importante compreender o tipo específico de cancer diagnosticado, e entender os passos necessários ao diagnóstico e tratamento. É importante que o paciente seja um participante ativo do processo de tratamento”.

Em relação às novas drogas para tratamento, a oncologista Dra. Mariana Laloni, aponta que “houve um imenso esforço da comunidade cientifica em descobrir drogas que possam agir diretamente na alteração do DNA ou que tenham a capacidade de bloquear a ação das moléculas de superfície das células ou que estejam envolvidas na duplicação da célula tumoral. Essas drogas são chamadas de drogas-alvo”.

No site do Instituto Espaço de Vida é possível encontrar informações sobre diversos tipos de cânceres, avanços no tratamento e qualidade de vida durante a doença. Os conteúdos são disponibilizados por meio de textos, vídeos com médicos e pacientes e cartilhas que podem ser solicitadas e baixadas on-line.

Instituto Espaço de Vida
A ideia do Espaço de Vida é que pacientes e médicos bem informados resultam em qualidade de vida, mesmo depois do diagnóstico de doenças dos mais diversos tipos. O Instituto surgiu da história de sua fundadora, Christine Battistini, ao enfrentar o câncer de mama. “Durante o período de diagnóstico foi difícil encontrar informação consistente e atualizada voltada à pacientes. As orientações eram desencontradas e escassas na comunidade brasileira”, explica Christine. O conteúdo principal do Instituto sobre doenças, como câncer de mama, câncer renal, metástase óssea e acromegalia, é apresentado em tópicos de saúde, que explicam desde o surgimento da enfermidade até seu tratamento, com vídeos e entrevistas exclusivas de especialistas para cada tema (realizadas pelo próprio Instituto). Acesse www.espacodevida.org.br