Uma filha que desenvolveu um projeto de saúde inspirada em sua mãe

Christine Battistini é o exemplo de mulher que teve a sua mãe como exemplo de vida e fonte de inspiração para seguir um rumo profissional e de solidariedade, uma história especial e que traz ensinamentos neste mês dedicado a elas. Hoje ela mantem um instituto para apoio sobre cuidados e tratamentos de câncer de mama entre inúmeras outras doenças www.espacodevida.org.br.

Christine era cuidadora de sua mãe quando soube ser portadora de um tipo de câncer pouco discutido pelo grande público, o mieloma múltiplo – um câncer de medula ainda incurável, e que apesar de desconhecido é quatro vezes mais frequente que a leucemia. “Minha mãe não conseguiu vencer a doença, mas sempre dizia que havia uma razão maior para ela ter ficado doente”, relembra Christine. Após a morte de sua mãe, ela encontrou essa razão, trouxe para a América Latina a International Myeloma Foundation (maior e mais antiga fundação dedicada ao mieloma) com a finalidade de ajudar milhares de outras pessoas que têm o mesmo problema.

Logo depois, Christine mudou de lado. De cuidadora passou a ser paciente ao ter sido diagnosticado um câncer durante uma mamografia de rotina. Na doença, Christine percebeu as dificuldades em encontrar informações precisas, novidades sobre tratamentos e o quão importante era os pacientes e cuidadores terem qualidade de vida, mesmo depois do diagnóstico, como o câncer que teve. Nasceu aí o Instituto Espaço de Vida. Um núcleo voltado ao atendimento, divulgação de informações e apoio à pacientes de diversas doenças, inclusive diversos tipos de cânceres.

“Há muito tempo a internet deixou de ser mera coadjuvante no setor da saúde e passou a participar ativamente do processo de busca, tratamento e cura de doenças, além de estreitar o relacionamento entre médicos e pacientes. Porém, as informações sobre doenças na web são muito escassas e desencontradas, e quase sempre de teor científico. Fundei o Instituto Espaço de Vida para suprir essa necessidade, buscando conteúdo confiável para pacientes, familiares e à comunidade médica”, explica Christine.

O portal, que já se tornou referência em oferecer conteúdo gratuito sobre saúde na internet, disponibiliza também uma equipe multidisciplinar (médicos, farmacêuticos, fisioterapeutas) para tirar dúvidas, falar sobre medicamentos, alimentação, exercícios, dividir histórias usando blogs, depoimentos de pacientes, e a opinião de especialistas em entrevistas com vídeo sobre variados tratamentos existentes.

Sobre o Instituto Espaço de Vida
A ideia do Espaço de Vida é que pacientes e médicos bem informados resultam em qualidade de vida, mesmo depois do diagnóstico de doenças dos mais diversos tipos. O Instituto surgiu da história de sua fundadora, Christine Battistini, ao enfrentar o câncer de mama. “Durante o período de diagnóstico foi difícil encontrar informação consistente e atualizada voltada à pacientes. As orientações eram desencontradas e escassas na comunidade brasileira”, explica Christine.

O conteúdo principal do instituto sobre doenças, como câncer de mama, câncer renal, metástase óssea e acromegalia, é apresentado em tópicos de saúde, que explicam desde o surgimento da enfermidade até seu tratamento, com vídeos e entrevistas exclusivas de especialistas para cada tema (realizadas pelo próprio instituto). Acesse www.espacodevida.org.br