A parceria entre o Projeto CIES e a Prefeitura da cidade já atendeu mais de 16.600 cidadãos

Chegou a vez da população da região norte de São José dos Campos receber o atendimento da Carreta da Saúde do Projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde). Após passar pelas regiões leste e sul da cidade, a unidade móvel está atendendo a população no Centro Comunitário do Alto da Ponte.

Desde fevereiro, somando as duas primeiras regiões que já passou, os profissionais da Carreta da Saúde do CIES realizaram 16.629 atendimentos. Por meio de consultas agendadas previamente pela Secretaria da Saúde Municipal da cidade. “Os pacientes devem ir até o local em que o centro médico móvel está estacionado com 15 minutos de antecedência, portando o cartão do SUS, documento de identificação com foto e o encaminhamento”, explica o médico idealizador da unidade móvel, Roberto Kikawa.

Com 15 metros de comprimento e um sistema automatizado que permite a abertura das laterais, atingindo uma área de aproximadamente 100 m², a Carreta conta com quatro salas de atendimento climatizadas e equipadas com aparelhos de diagnóstico de alta tecnologia. É nesta estrutura que estão sendo realizadas consultas de cardiologia, gastroenterologia, otorrino e urologia. Também são feitos exames de ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia, ecocardiograma, teste ergométrico, audiometria, nasovideolaringoscopia, estudo urodinâmico e eletrocardiograma.
Considerado o maior hospital sobre rodas do mundo, o centro médico ainda possui áreas de esterilização, duas salas de espera e um elevador para pessoas com dificuldade de locomoção.

Por meio de uma parceria entre a prefeitura de São José dos Campos e o Projeto CIES, a Carreta da Saúde deve fica na cidade até o final deste ano, atendendo todas as regiões. Roberto Kikawa ressalta que esta parceria contínua é importante. “Já rodamos por várias cidades do Brasil fazendo atendimentos, mas esta é a primeira vez que ficamos um ano inteiro em diferentes bairros, podendo levar o atendimento médico à cada comunidade e, assim, gerando impactos socioeconômico extremamente eficientes, pois chegamos próximo do paciente por um baixo custo”, analisa.

SERVIÇO
Consultas e exames são agendados antecipadamente pela Secretaria de Saúde
Segunda à sexta, das 7h30 às 18h
Local: Centro Comunitário do Alto da Ponte
Endereço: Rua Alziro Lebrão

Sobre o CIES
O CIES faz parte de uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, em que atua como um projeto de saúde integrado à educação, destinado à população de alta vulnerabilidade social. Com um método inovador pela gestão compartilhada, envolve e mobiliza governo, empresas, sociedade civil e comunidades. Os atendimentos são sustentáveis e baseados na tabela do SUS. Denominado Projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde), possui unidades móveis de atendimento médico adaptáveis às diversas situações e localidades: Carreta da Saúde, Van da Saúde e Box da Saúde. www.projetocies.org.br