Percorrendo áreas de alta vulnerabilidade social, o Projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde) atende comunidades de diversas partes do país e, este mês, estreia com consultas e exames a um novo público: internas do Centro de Progressão Penitenciária Feminina do Butantan. A ação faz parte da Jornada da Cidadania que acontece no sábado (04), entre às 10h e 16h, na Rodovia Raposo Tavares, Km 19,5 – Jardim Arpoador.

Entre as diversas atividades para contribuir com a qualidade de vida das internas, especialistas do Box da Saúde farão exames de mamografia e consultas de clínico geral, além de triagem com aferimento de pressão, temperatura e glicemia em 200 pacientes.

As consultas e exames já estão sendo agendados pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP). “O médico da penitenciária está selecionando as presas que já tem histórico de nódulo na mama, câncer de mama na família e de sintomas que necessitam de consulta clínica”, diz Gizelda Morato Costa, diretora da unidade.

Além dos exames e consultas, a Jornada da Cidadania oferecerá atividades gratuitas de documentação, saúde, beleza e recreação, tais como: emissão de Carteira de Trabalho, orientação jurídica, solicitação de segunda via de certidão de nascimento, orientação social, corte de cabelo, orientação nutricional, orientação sobre DST/AIDS, oficina de xadrez, orientação profissional, emissão de RG, orientação odontológica e massagem.

O evento é realizado pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Integração da Cidadania, em parceria com a Defensoria Pública Estadual.

Para Dr. Roberto Kikawa, idealizador do Projeto CIES e suas unidades móveis, a parceria com a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania é uma grande oportunidade de mostrar à população que é possível unir saúde de qualidade e mobilidade. “O Box da Saúde pode ser deslocado até onde o paciente está. É equipado com equipamentos modernos e, o mais importante, conta com especialistas que trazem consigo o DNA do amor, atendendo as pacientes com a atenção que todo paciente necessita”, afirma o médico.

SERVIÇO
04 de agosto de 2012
Das 10h às 16h
Local: CPP Feminino “Dra. Marina Marigo Cardoso de Oliveira” de Butantan
Endereço: Rod Raposo Tavares , KM 19,5 – sentido São Paulo

Sobre o CIES

Um projeto inovador de saúde integrada à educação, destinado à população de alta vulnerabilidade social com um método inovador pela gestão compartilhada, que envolve e mobiliza governo, empresas, sociedade civil e comunidades. Os atendimentos são autossustentáveis e baseados na tabela do SUS. Denominado Projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde), possui unidades móveis de atendimento médico adaptáveis às diversas situações e localidades: Carreta da Saúde, Van da Saúde e Box da Saúde. www.projetocies.org.br