[twitter user=”@paragrafoweb” count=”2″]

Neste sábado (12) moradores da Zona Leste de São Paulo foram atendidos gratuitamente com modernos equipamentos de mamografia digital e oftalmologia na estreia do Box da Saúde do CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde). Do mesmo idealizador da Carreta da Saúde, o médico Roberto Kikawa, o Box da Saúde é um contêiner equipado com aparelhos de alta tecnologia para atendimento médico, que aportou na Creche CEI Espaço da Comunidade.

Com 30 m² de área útil, o Box da Saúde do CIES é dotado de recepção, duas salas para atendimentos, banheiro e uma lateral expansível. A unidade móvel foi desenvolvida para ações mais dinâmicas, com até duas especialidades médicas simultâneas, podendo ser transportado tanto por veículos terrestres quanto por veículos marítimos, fluviais ou aéreos.

A ação aconteceu durante todo o dia com consultas agendadas previamente e horários de atendimentos respeitados. “A filosofia do CIES é mais do que levar equipamentos modernos aos pacientes, é oferecer consultas e exames com médicos especializados, respeitando horários. Este é o primeiro passo para tratar o ser humano com dignidade e respeito”, explica o médico Roberto Kikawa. “Logo em seguida vem o olhar para o paciente por inteiro. Dar um bom dia. Ouvir suas queixas olhando nos olhos. Assim a tecnologia deve servir como uma forma de dar mais tempo para o médico ouvir as pessoas”.

O morador do bairro, Luís dos Santos Belo de Almeida (29), esteve com sua mãe e filha para aproveitar a oportunidade dos exames. Os três passaram pela primeira vez por uma consulta com um oftalmologista. “Eu realmente sentia que estava precisando, pois minha vista é muito embaçada”, disse Luís, que saiu com uma receita para fazer seus futuros óculos. Já sua mãe, Maria dos Santos (65), aproveitou para fazer mamografia. “Eu nunca tinha feito porque é muito complicado agendar horário no posto de saúde”, confessa. “Com o Box aqui no bairro, só tenho a agradecer a Deus. Seria uma vergonha ter o exame ao lado da minha casa e não fazer”, concluiu a senhora aliviada com a guia para buscar o resultado do exame e a receita de seus óculos em suas mãos.

O CIES contou com a parceria do CREN – Centro de Recuperação e Educação Nutricional, que realizou atendimentos e palestras sobre uma alimentação saudável para a família, e da Fundação da Comunidade da Graça, entidade de assistência e desenvolvimento social. Teve ainda apoio do Hospital São Camilo e do Deputado Carlos Bezerra Jr. (PSDB).

Ao final do dia, 200 procedimentos haviam sido realizados: 48 mamografias, 52 exames oftalmológicos, 50 testes de glicemia e 50 exames de pressão arterial – os dois últimos realizados na Van da Saúde.

 

Assessoria de Imprensa – Parágrafo Comunicação

www.paragrafocomunicacao.com.br 

Sobre o CIES

Um projeto inovador de saúde integrada à educação, destinado à população de alta vulnerabilidade social com um método inovador pela gestão compartilhada, que envolve e mobiliza governo, empresas, sociedade civil e comunidades. Denominado Projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde), possui unidades móveis de atendimento médico adaptáveis às diversas situações e localidades: Carreta da Saúde, Van da Saúde e Box da Saúde. Os atendimentos são autossustentáveis e baseados na tabela do SUS.  www.projetocies.org.br