O VDS (Van da Saúde) é uma das unidades móveis do Projeto CIES, vencedor do Prêmio Empreendedor Social da Folha de São Paulo.

No último final de semana a Van da Saúde (do Projeto CIES – Centro de Integração de Educação e Saúde) esteve na cidade de Itapema-SC. Os profissionais do CIES realizaram atendimentos gratuitos à população em oftalmologia e gastroenterologia com exame de endoscopia digestiva. No próximo final de semana o VDS estaciona novamente na cidade e, dessa vez, focará nos atendimentos de gastroenterologia e exames de endoscopia.

Com apoio da Secretaria de Saúde do Município de Itapema, já foram realizados, ao todo, 150 procedimentos nas duas especialidades. O médico e idealizador do Projeto CIES, Roberto Kikawa, explica que O VDS é uma das unidade móveis do Projeto que atende comunidades de alta vulnerabilidade social. “Na Carreta são oferecidas até 10 especialidades médicas de forma autônoma, com sistema de água e energia. Já a Van atende até duas especialidades, sem sistema de água e energia autônomos”, explica Kikawa. Com maior facilidade de locomoção, a Van da Saúde alcança locais que não necessitam da Carreta da Saúde.

Com a ação do Projeto CIES, a ideia é desafogar a demanda reprimida do SUS. O agendamento é feito com antecedência pelas agentes de saúde do município. “Neste sábado iremos oferecer mais 70 procedimentos médicos com equipamentos de alta qualidade para pessoas que precisam de atendimento médico”, promete Kikawa.