Ação em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde visa a redução da fila de espera de exames, na rede pública de saúde do município

Desde a última sexta-feira (17), a Carreta da Saúde do Projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Catalão (GO), realiza atendimento médico, com exames de média complexidade, como Colonoscopia, Ultrassom, Doppler, Ecocardiograma, Videonasolaringoscopia, e consultas completas de Oftalmologia,para as pessoas já cadastradas junto ao setor de regulação do município.

Cerca de 350 exames serão realizados, diariamente das 8h às 18h, até o dia 27 de outubro, no estacionamento da Prefeitura Municipal de Catalão. No dia da realização dos exames, os pacientes deverão se apresentar munidos do pedido de exames, documento de identidade e o cartão do SUS.

Considerado o maior hospital sobre rodas do mundo, o Projeto CIES possui unidades para os mais diversos tipos de ações e localidades, trazendo uma mobilidade estrutural única, de alta tecnologia e praticidade. Todas as unidades são climatizadas e equipadas com aparelhos de diagnóstico de alta tecnologia.

Em Catalão foram instaladas diversas unidades médicas móveis como: uma Carreta Da Saúde, com um avançado sistema automatizado que permite a abertura das laterais, atingindo uma área de aproximadamente 100 m², com 15 metros de comprimento, três salas de atendimento, uma sala de desinfecção e um Micro-Ônibus da Saúde, com duas salas de atendimento e área de espera. Para acomodação dos pacientes antes da entrada nas unidades médicas, existem tendas com cadeiras, além de uma superestrutura coberta, disponibilizada pela prefeitura, para trazer mais comodidade e conforto para todos os pacientes.

 

Sobre o Projeto CIES

O CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde) é um Projeto inovador de saúde integrada à educação, destinado à população de alta vulnerabilidade social com um método inovador pela gestão compartilhada, que envolve e mobiliza governo, empresas, sociedade civil e comunidades. Os atendimentos são autossustentáveis e baseados na tabela do SUS.  Para realizar os atendimentos à população, desenvolveu unidades móveis de atendimento médico adaptáveis a diversas situações e localidades: Carreta da Saúde, Van da Saúde e Box da Saúde. Foi vencedor do Prêmio Empreendedor Social da Folha de São Paulo e Fundação Schwab além de outros prêmios como Dom (do grupo Fleury) em 2013, Dr. Cidadão (da Associação Paulista de Medicina) e Cidadão Sustentável em 2012 e Empreendedor Social Ernst Young Terco em 2011.  www.projetocies.org.br